Outros Serviços

Perguntas mais freqüentes sobre a GIM



[?] Ainda tem dúvidas?

Entre em contato direto com a SET/RN pelos telefones: (84)3232-2090. Ou por e-mail: gim@set.rn.gov.br.



1. Como faço o cadastro para enviar a GIM?


Para enviar a GIM é necessário estar cadastrado no SIGAT. O cadastro completo no SIGAT é formado pelo cadastramento da empresa, cadastramento do usuário(contador ou contribuinte) e vinculação empresa-usuário.

Para fazer o cadastro da EMPRESA:
  • 1. acesse o SIGAT;
  • 2. clique em "Atendimento ao Usuário";
  • 3. clique em "Solicitar Cadastro";
  • 4. preencha apenas o e-mail e o nº da inscrição estadual;
  • 5. clique em "Incluir usuário contribuinte ICMS";

Obs: o usuário receberá uma mensagem através do e-mail cadastrado para confirmar o cadastro da empresa e criar a senha, a qual será usada para fazer a vinculação.

Para fazer o cadastro da PESSOA FÍSICA:
  1. 1. acesse o SIGAT;
  2. 2. clique em "Atendimento ao usuário";
  3. 3. clique em "Solicitar Cadastro";
  4. 4. preencha apenas o e-mail e o nº do CPF;
  5. 5. clique em "Incluir usuário pessoa física";

Obs: o usuário receberá uma mensagem através do e-mail cadastrado para confirmar o cadastro de pessoa física e criar a senha.

Para fazer a VINCULAÇÃO:

Se a empresa já estiver cadastrada, porém o contador não possuir a senha, o mesmo deverá se dirigir à URT de seu domicílio fiscal ou SIEFI acompanhado de uma procuração da empresa autenticada para pegar uma carta senha.


2. Como entrego minha GIM?


De acordo com o Decreto Nº 20.358, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2008, a GIM deve ser entregue exclusivamente através da Internet. O procedimento para a entrega é o seguinte:

  • 1. entre no site da UVT(https://uvt.set.rn.gov.br);
  • 2. na área restrita, digite o usuário e senha do SIGAT e clique no botão verde;
  • 3. uma tela com a lista das empresas vinculadas será mostrada, selecione a empresa com um clique em cima da razão social;
    Obs: Caso a empresa desejada não apareça na lista, significa que o usuário não está vinculado a empresa. A vinculação é obrigatória para fazer o envio da GIM.
  • 4. após selecionar a empresa, aparecerá a tela de "Serviços". Localize os serviços da GIM. Selecione "Digitação" ou "Envio de arquivos";
  •    - A opção de "Digitação" levará a uma tela contendo um formulário onde sua GIM poderá ser digitada. Após a digitação, clique no botão "Enviar GIM". Se não houver erros na GIM, ela será enviada e aparecerá um botão para impressão do recibo.
       - A opção de "Envio de arquivos" é utilizada quando a GIM já está gerada em arquivo. Logo, se preferir enviar sua a GIM gerada em arquivo é só selecionar esta opção, localizar o arquivo e clicar no botão "Enviar GIM". Em seguida aparecerá a tela com o botão para impressão do recibo.

  • 3. Como utilizar o programa de digitação versão Windows?


    Clique aqui para ler o manual de utilização do programa de digitação da GIM versão Windows


    4. Enviei a GIM com erros, como faço para retificar?


    O envio da GIM retificadora também é exclusivamente feito através da Internet. O procedimento é o seguinte:

    • 1. entre no site da UVT(https://uvt.set.rn.gov.br);
    • 2. na área restrita, digite o usuário e senha do SIGAT e clique no botão verde;
    • 3. uma tela com a lista das empresas vinculadas será mostrada, selecione a empresa com um clique em cima da razão social;
      Obs: Caso a empresa desejada não apareça na lista, significa que o usuário não está vinculado a empresa. A vinculação é obrigatória para fazer o envio da GIM.
    • 4. após selecionar a empresa, aparecerá a tela de "Serviços" com as opções da GIM. Selecione "Digitação", se deseja digitar sua GIM on-line ou "Envio de arquivos" se preferir enviar sua a GIM gerada em arquivo;
    • 5. após a digitação ou envio do arquivo, o sistema solicitará o número do recibo anterior, para aprovar a operação;
      Obs: Caso o número informado esteja incorreto, a retificação não será efetuada;
    • 6. em seguida surgirá um botão para a impressão do novo recibo.

    Porém, é bom lembrar que ao retificar a sua GIM fora do prazo, a SET, através de seu setor competente, pode solicitar a apresentação de documentos para comprovação da veracidade das informações apresentadas.

    Em caso de não comprovação da veracidade das informações, a GIM retificadora será recusada, tornando válidas as informações da GIM anterior.


    5. Não enviei a GIM dentro do prazo, como faço para me regularizar?


    O procedimento para a entrega da GIM em atraso é o mesmo descrito na pergunta n°2.

    Vale salientar que após a entrega, será automaticamente gerado o débito referente à multa prevista na entrega da GIM fora do prazo.


    6. Como faço para emitir os débitos gerados pela GIM?


    Todos os débitos gerados pela GIM(inclusive a multa gerada no caso da entraga fora do prazo), são emitidos através da UVT:

    • 1. acesse a área restrita, digitando o código e senha do usuário SIGAT;
    • 2. selecione a empresa;
    • 3. clique no link "Débitos" que se encontra na parte superior da tela da UVT;
    • 4. na tela de débitos, selecione o débito clicando no botão verde ao lado;
    • 5. na próxima tela escolha a forma de pagamento e clique novamente no botão verde;
    • 6. em seguida uma nova janela será aberta com o documento de cobrança pronto para impressão.

    Obs: Perceba que os débitos estão agrupados por código de receita.


    7. Até quando posso utilizar a versão antiga do programa de digitação?


    Não temos prazo determinado para deixar de aceitar arquivos gerados pelo programa de digitação antigo (versão DOS), mas sugerimos que seja utilizado desde já, o sistema disponível na UVT.


    8. Qual o último dia para entrega da GIM?


    • 1.o prazo de entrega da GIM com movimentação fiscal: até o dia 15 de cada mês subsequente ao da sua referência;
    • 2.o prazo de entrega da GIM sem movimentação fiscal ( “GIM zerada” ): até o dia 10 de cada mês subsequente ao da sua referência;
    • 3.quando a empresa tiver ICMS a recolher com vencimento em data anterior ao último dia previsto para a entrega da GIM (itens 1 e 2), deverá antecipar a entrega, a fim de possibilitar a geração da guia de recolhimento em tempo hábil;
    • 4.quando a data fixada nos itens 1 e 2 coincidir com sábado, domingo ou feriado, o prazo para entrega da GIM ficará prorrogado para o primeiro dia útil subseqüente;
    • 5.para verificar a data prevista para o mês corrente consulte a Agenda Fiscal em: http://www.set.rn.gov.br

    Consulte nossa agenda fiscal em http://www.set.rn.gov.br


    9. Como faço para imprimir o recibo de entrega da GIM?


    Após o envio da GIM através da UVT, surgirá um botão para a impressão do recibo. Caso necessite imprimir novamente o recibo, siga os passos abaixo:

    • 1. acesse a área restrita da UVT;
    • 2. selecione a empresa pela qual deseja emitir o recibo;
    • 3. clique na opção "consultas" dentro do menu da GIM na área de serviços;
    • 4. na tela de consulta digite a referência desejada e clique no botão verde;
    • 5. na tela gerada pela consulta, clique no ícone em forma de impressora que se encontra na coluna "Recibo";
    • 6. o recibo será apresentado na tela, aguardando o comando de impressão.
    • >

    Atualizado em 10/03/2008

    Governo do Estado do Rio Grande do Norte | Secretaria de Estado da Tributação
    CNPJ: 24.519.654/0001-94
    Centro Administrativo do Estado - Av. Senador Salgado Filho - S/N - Lagoa Nova - Natal, RN - CEP: 59064-901 - Natal/RN
    Contato: (84)3209-7880 Entre em contato | Nossas Unidades de Atendimento